Uma meditação dos Mistérios Gloriosos - Novembro de 2017

1. A ressurreição de Jesus Cristo

Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Vi o Senhor!” (Jo 20,17-18). Os Consagrados - também depois de terem experimentado em si o amor do Senhor que os conduziu a uma entrega alegre e incondicional, consagrando todo o presente e o futuro nas Suas mãos - testemunham tal como as santas mulheres o poder do Senhor Ressuscitado, fertilizando sementes de Ressurreição que do Senhor alcançam.


2. A Ascensão de Jesus Cristo ao Céu 

Foi na Sua Ascensão que Jesus disse: Ide por todo o mundo, batizai e fazei discípulos. Ao partir para o Céu, Ele deixa-nos a missão de sermos evangelizadores. Desde os primeiros tempos da Igreja, houve homens e mulheres que, pela prática dos conselhos evangélicos (obediência, pobreza e castidade), procuram seguir a Cristo e imitá-l’O mais de perto, consagrando-se a Deus, fazendo do Evangelho a sua regra de vida.


3. A descida do Espírito Santo

No Pentecostes, o Espírito Santo faz os Apóstolos saírem de si mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus. Além disso, o Espírito santo infunde-lhes a força para anunciar a novidade do Evangelho com “ousadia”; força essa que move os Consagrados a serem “Igreja em saída” a anunciar a todos a alegria do Evangelho e saberem esperar o amanhã de Deus.


4. A Assunção de nossa Senhora ao Céu 

Maria na sua Assunção realiza na plenitude o projeto de Deus a seu respeito. Mulher que acolhe a mensagem do Anjo, vive-a e contempla o grande mistério da Encarnação com ternura, no mundo e na história. Maria, a mulher “em saída por excelência” que ajuda com prontidão os outros e, por isso, modelo de todo o discípulo - missionário. A vida Consagrada é uma adesão pessoal a Cristo, opção radical por Deus.


5. A coroação de Nossa Senhora no Céu 

“Alegra-te, cheia de graça” (Lc 1,28). Convite à alegria, a um júbilo profundo. O Filho que trouxe no seio é o Deus do contentamento, da alegria que contagia, que envolve. Solícita na sua alegria, apressa-se a dirigir-se para a montanha. Em Maria, é a Igreja toda que caminha junta: Maria é Virgem da escuta e da contemplação, a primeira discípula do seu amado Filho.


No mesmo espírito: Mistérios GozososMistérios Luminosos e Mistérios Dolorosos

Category:
Portuguese