“O Rosário Vivo” o “Rosário em Equipa”

O Rosário Vivo”, ou seja, o “Rosário em Equipa”, está integrado no Apostolado do Rosário. É uma Associação pela qual grupos de 15 pessoas, sobretudo crianças ou jovens, honram Nossa Senhora, rezando e meditando cada qual, diariamente, à hora que melhor entender, um mistério ou dezena do Rosário e vivem, diariamente também, no conjunto, os 15 mistérios do Rosário, orando e sacrificando-se pela conversão dos pecadores, pelas Missões e Missionários e pela Paz. Os associados sejam um Grupo de oração, reflexão e apostolado.

O Rosário Vivo é muito eficaz para facilitar a prática do Rosário às pessoas que, por sua idade ou modo de vida, não o podem viver mais perfeitamente. Iniciar, sobretudo as crianças e jovens, no amor e devoção ao terço ou Rosário, sendo também muito apropriado para as pessoas muito ocupadas ou pouco acostumadas à oração. Preparar os fiéis para a prática completa do Rosário.
Levam-se assim as almas dos jovens a integrarem-se através do Rosário, no cumprimento das recomendações de Nossa Senhora de Fátima e dos últimos Papas a rezar pelos pecadores, pela paz, e pelas missões e missionários. Receberão um Boletim Trimestral – “Rosário e Vida Cristã” pelo qual aprenderão a rezar e a meditar os mistérios do Rosário.
No mundo moderno em que milhões de almas, desde as crianças aos adultos, estão a ser vítimas, tantas vezes inocentes, de ideias revolucionárias que lhes roubam a fé e as afastam da prática da verdadeira vida cristã, a oração de todos, mas principalmente dos inocentes, tem uma missão sublime a desempenhar, alcançando as bênçãos de Deus sobre o mundo desvairado que se afasta do seu Criador, Senhor e Redentor.

Graças a Deus são muitas as crianças e jovens a rezar, imitando assim Nossa Senhora de Fátima que na sua escola maternal ensinou os três pastorinhos a rezar, a viver com Deus na Sua graça, evitando o pecado e a tornarem-se apóstolos na salvação das almas. Comprometer-se a rezar e a meditar, diariamente, ao menos, um mistério ou dezena do Rosário; o compromisso de associado do Rosário Vivo não obriga sob pena de pecado mortal, venial ou simples imperfeição. Não se deve faltar por preguiça ou culpa própria, a fim de não perder o direito aos benefícios espirituais. Havendo esquecimento ou sendo de todo impossível, deve rezar-se o mistério diário noutro dia.

No Calendário vão indicados os dias do mês e o mistério correspondente a cada dia. Basta que cada associado pergunte a si mesmo: 1 - a quantos do mês estamos hoje? 2 - qual é o meu mistério para o dia de hoje? 3 – depois, procurar no Calendário da sua Patente o dia do mês e o mistério, que deve rezar e meditar. Deste modo, em 15 dias, cada associado reza e medita os 15 mistérios do Rosário, que, assim, é rezado diariamente pelo grupo ou quinzena.Assim, vivem o amor ao Rosário e, por meio do Rosário, o amor à Mensagem de Fátima.

Category:
Portuguese