Uma meditação dos Mistérios Luminosos - Agosto de 2016

1. O Baptismo de Jesus

«Do Céu fez-se ouvir uma voz: Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus toda a minha complacência.» ( Mc. 1,11).

Baptizado no rio Jordão, Jesus convida-nos a ir à verdadeira nascente da vida: a nossa relação com o Pai, que nos ama e quer entrar em comunhão connosco.


2. As Bodas de Caná

«Disse-lhes Jesus: “Enchei essas talhas de água.” Eles encheram-nas até cima. “Tirai agora e levai ao chefe de mesa”. »(Jo. 2,7-8).

Convidado pera um casamento, Jesus, verdadeiro vinho, faz transbordar o vinho da caridade e da sabedoria. Ele próprio nos convida a saboreá-lo.


3. Jesus anuncia o Reino de Deus e apela à conversão

«Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». (Mc. 1,15)

O apelo de Jesus é enérgico, mas cheio de amor. Convida-nos à conversão e a caminhar, diariamente, em direcção ao seu Reino.


4. A Transfiguração do Senhor

«Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João…Transfigurou-se diante deles e as suas vestes tornaram-se resplandecentes.» (Mc. 9,2-3)

O esplendor de Jesus é ainda passageiro, como um relâmpago sobre a montanha. O Ressuscitado deixa-se ver por aqueles que acreditam.


5. A Instituição da Eucaristia

«Enquanto comiam, ele tomou um pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discípulos dizendo: “tomai e comei, isto é o meu corpo”. (Mt. 14,22)

Este pão e este vinho são o alimento do nosso coração, a nossa força nas provações e a alegria de que nos vem de poder saboreá-lo em cada eucaristia.

 

No mesmo espírito: Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos

 

Category:
Portuguese